Receita Federal Promove Mudanças Significativas


No Diário Oficial da União de 06/10/2023, a Instrução Normativa RFB nº 2.163/2023 foi publicada, promovendo alterações na Instrução Normativa RFB nº 2.043/2021, que versa sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf.

Dentre as modificações, destacam-se as seguintes:

I – Substituição da Dirf

A partir de 1º de janeiro de 2024, a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), regida pela Instrução Normativa RFB nº 1.990/2020, será substituída pelos eventos a seguir:

a) Os eventos da série R-4000 da EFD-Reinf;

b) O evento S-1210 do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais – eSocial, juntamente com os demais eventos a ele relacionados; e

c) O evento S-2501 do eSocial.

II – Informação Relativas a Auto Retenção Incidentes sobre Comissões e Corretagens

A partir de 1º de janeiro de 2024, as pessoas jurídicas que receberem comissões e corretagens relacionadas às atividades listadas abaixo têm a obrigação de fornecer as informações de rendimentos e retenções tributárias por meio do evento R-4080 da EFD-Reinf:

a) colocação ou negociação de títulos de renda fixa;

b) operações realizadas em Bolsas de Valores e em Bolsas de Mercadorias;

c) distribuição de emissão de valores mobiliários, quando a pessoa jurídica atuar como agente da companhia emissora;

d) operações de câmbio;

e) vendas de passagens, excursões ou viagens;

f) administração de cartões de crédito;

g) prestação de serviços de distribuição de refeições pelo sistema de refeições-convênio;

h) prestação de serviço de administração de convênios

A pessoa jurídica que tenha pagado a outras pessoas jurídicas as importâncias descritas acima fica dispensada de prestar as respectivas informações à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

III – Prazo de Apresentação da EFD-Reinf

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) deve ser enviada ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) mensalmente, até o dia 15 do mês seguinte ao período abrangido pela escrituração. No caso de o dia 15 coincidir com um dia não útil para fins fiscais, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.

IV – Prazo para Informação de Rendimentos Relativos a Lucros e Dividendos

O prazo para envio das informações referentes a lucros e dividendos, isentos de retenção de imposto sobre a renda, é estendido até o dia 15 do segundo mês após o trimestre correspondente. Se o dia 15 coincidir com um dia não útil para fins fiscais, a data limite será adiada para o primeiro dia útil subsequente.

Por fim, a Instrução Normativa RFB nº 2.163/2023 entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União, em 11/10/2023.





Link da fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top